Política e BD - Os 7 Magníficos Pretendentes (Parte 1 de 2)


Política e BD - Os 7 Magníficos Pretendentes (Parte 1 de 2)


Os 7 Magníficos Pretendentes é o título desta improvável publicação, em formato de desdobrável, que inclui uma banda desenhada e um "poster" central de grandes dimensões (formato A2), preenchido por caricaturas, sendo todo este conteúdo de cariz político.

Tal raridade, editada em Lisboa por uma praticamente desconhecida editora, teve por autores Zé Manel, que desenhou, no seu estilo inconfundível, e António Gomes de Almeida, que escreveu o argumento.

Os protagonistas, embora caricaturados, são perfeitamente reconhecíveis por quem esteja acima dos cinquenta anos (ou seja, esta bd é para maiores de 50 :-)
Trata-se de figuras com grande destaque político naqueles anos seguintes ao 25 de Abril de 1974, entre os quais vários militares - generais Ramalho Eanes, Soares Carneiro e Galvão de Melo, brigadeiro Pires Veloso (tio de Rui Veloso), Otelo Saraiva de Carvalho - e alguns políticos ligados a partidos, nomeadamente Álvaro Cunhal (PCP), Carlos Brito (PCP), Freitas do Amaral (CDS) e Sá Carneiro (PPD).
E pela leitura de sete destes nomes se percebe que o título "Os 7 Magníficos Pretendentes" não era inocente: referia-se exactamente aos sete candidatos que, na época, aspiravam à Presidência da República.

É por isso que a banda desenhada em três páginas (reproduzidas no topo do presente "post") mostra, em tom de sátira, todas aquelas personalidades a cortejarem uma apetitosa Miss Bethlém, que vive no seu "rancho" cor de rosa, uma metáfora bem evidente.

E no fim, na última vinheta, lá aparece a figura do simbólico Zé Povinho, numa atitude de expectativa, claramente retratada na frase que se pode ler no balão-fala: "Eu, como de costume, fico a ver no que dará esta cowboiada!..."

Trinta e três anos depois da data em que foi concretizada esta bd, a frase do Zé apenas implicaria hoje uma pequena diferença:  em vez de dizer "cowboiada", ele talvez antes dissesse "troikada"... 


Ficha técnica
Título da publicação/desdobrável: Os 7 Magníficos Pretendentes
Capa (reproduzida em último lugar) e três páginas em formato A4 (reproduzidas no topo do "post"), transformadas num desdobrável em formato A2 (visível entre as três páginas da banda desenhada e a capa).
Preço: 25$00 (*)
Data da edição: 7 de Dezembro de 1980
Número único
Editora: Grafitécnica - Lisboa
Distribuição: Agência Portuguesa de Revistas - Rua Saraiva de Carvalho, 207 - Lisboa
(*) Preço apenas compreensível por maiores de 18 anos... 


SUGERIMOS AINDA QUE VEJA
artigos nesta categoria



Envie-nos a sua mensagem

Nome:
Email:

Telefone (opcional mas também importante)
Confirmação - Escreva o seguinte número: 3257

Mensagem